Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de eleição para o Senado

Date:

 

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, retirou da tramitação o projeto de lei (PL 4629/2024) que propunha mudanças nas regras para a eleição ao Senado Federal. A proposta previa que cada eleitor escolhesse apenas um candidato, em vez de dois, como determina a legislação atual. O texto foi retirado para ser debatido no âmbito da reforma eleitoral em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Randolfe justificou a proposta como uma tentativa de adequar o sistema eleitoral ao princípio do voto uninominal, afirmando que o modelo atual, que permite dois votos, é uma “distorção” incompatível com a tradição republicana. O projeto foi apresentado no início de dezembro e gerou críticas de opositores, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o classificou como uma estratégia da esquerda para evitar um “fracasso” nas eleições de 2026.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), também criticou a proposta, chamando-a de “casuísmo”. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, por sua vez, destacou que a iniciativa foi pessoal de Randolfe e não representa uma proposta oficial do Palácio do Planalto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bahia volta a jogar mal fora de casa e é derrotado pelo São Paulo

  O Bahia manteve a sina de jogar mal fora...

Na mira do milésimo: Cristiano Ronaldo atinge 950 gols e se aproxima de marca histórica

  Na partida contra o Al-Hazem, o atacante português, Cristiano...

Em decisão brasileira, Mackenzie Dern conquista o cinturão do peso palha no UFC 321

  A lutadora brasileira, nascida nos Estados Unidos, Mackenzie Dern,...

Vitória perde para o Corinthians em casa e desperdiça chance de sair do Z-4

  O Vitória teve a faca e o queijo na...