Receita prorroga prazo de validade de Certidões Negativas de Débitos

Date:

ASecretaria da Receita Federal do Brasil, em decorrência da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em decorrência do coronavírus (Covid-19), publicou Portaria Conjunta (555/20) com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que prorroga o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) e Certidões Positivas com Efeitos de Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND).

A validade dos documentos foi prorrogada por 90 dias a partir da data de publicação da portaria. A medida mantém as demais disposições da Portaria Conjunta RFB/PGFN 1.751/2014. A prorrogação só é validada para a Certidões que ainda estavam válidas quando a portaria foi publicada.

A CND é emitida quando não há pendências em nome do sujeito passivo relativas a débitos, dados cadastrais e apresentação de declarações administrados pela Receita Federal, ou inscrição na Dívida Ativa da União. Já a CPEND é emitida quando existe uma pendência, porém ela está com seus efeitos suspensos (por exemplo, em virtude de decisão judicial). As duas certidões são necessárias para que as pessoas jurídicas exerçam uma série de atividades, como, por exemplo, participar de licitações ou obter financiamento.

Fonte: gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Governo da Bahia cria força-tarefa para proteger prédio da antiga Rodoviária de Salvador e evitar ocupações

  O encerramento das atividades do Terminal Rodoviário de Salvador...

Bahia x Barcelona de Ilhéus: veja, horário e prováveis escalações

  Bahia e Barcelona de Ilhéus abrem a quarta rodada...

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para 178 cidades da Bahia

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta...

Aeroportos brasileiros batem recorde de passageiros em 2025

  Os aeroportos brasileiros transportaram 129,6 milhões de passageiros em...