RMS: ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR ACONTECE NO DOMINGO

Date:

 

No próximo domingo (6), brasileiros irão às urnas eleger novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país. Eles terão mandato de quatro anos a partir de janeiro.

Nos municípios da Região Metropolitana (Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé), mais de 60 candidatos irão disputar os cargos de suplente e titular. Os novos conselheiros atuarão no quadriênio 2020/2023.

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode participar da votação. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência. Todos os conselheiros tutelares recebem remuneração. A posse dos eleitos ocorrerão no dia 10 de janeiro de 2020.

A votação, em Candeias, acontecerá das 8h até as 17h, nas Escolas Municipais Margarida de Souza (Centro), Castro Alves (Passé), Escola Ivonice Sotero (Passagem dos Teixeira) e no Central das Organizações Comunitárias de Menino Jesus- Corcomej (Menino Jesus).

Já no município de Madre de Deus, 15 candidatos disputam os cargos. A votação será realizado das 8h até as 17h nas escolas municipais Dejair Maria Pinheiro, Antônio Carlos Magalhães e Nossa Senhora de Madre de Deus.

Em São Francisco do Conde, mais de 20 candidatos estão no páreo. A Escola Municipal Martinho Salles Brasil recebe os eleitores da sede e a Escola Iromar Silva Nogueira atenderá os moradores dos distritos.

Conselho Tutelar

Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Somente seis municípios não têm conselhos instalados. Para cumprir a lei que protege os direitos de crianças e adolescentes, o país tem o desafio de criar mais 600 conselhos – para cada grupo de 100 mil habitantes deve existir uma unidade com cinco conselheiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Ministério Público e escolas firmam regras para compra de material didático e plataformas digitais

  O Ministério Público da Bahia (MPBA) assinou, nesta segunda-feira...

Presença militar dos EUA no Paraguai é selada por acordo com Governo Trump

  Um acordo de cooperação foi assinado entre os Estados...

Nos pênaltis, Corinthians elimina o Cruzeiro e garante vaga na final da Copa do Brasil

  O Corinthians está de volta à final da Copa do Brasil. Neste...

Jerônimo afirma que Candeias seguirá na rota dos investimentos do Governo da Bahia

  Segundo Jerônimo, o resultado das urnas definiu o novo...