RMS registra em março segunda menor prévia de inflação do Brasil

Date:

 

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou, em março, 0,23% de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os 11 locais pesquisados, foi o 2º mais baixo. O IPCA-15 é uma preliminar da inflação oficial do mês, revelando os preços coletados entre 16 de fevereiro e 14 de março.

Alimentação (+1,08%) e saúde (+0,81%) foram os setores que mais colaboraram para o aumento da prévia. A gasolina (+1,11%) também sofreu impactos, com o aumento nos preços de cinco dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados para formar o índice. Após diminuição do impacto sazonal dos preços da educação, alimentação e bebidas voltou a crescer, como havia ocorrido em janeiro, com alta de 1,08%.

Na área de saúde e cuidados pessoais, foi registrado o segundo maior aumento médio de preços (0,81%) gerando a segunda contribuição de alta mais importante para o IPCA-15 do mês, na RMS. Foram baseados principalmente pelos medicamentos em geral (1,98%) e pelos planos de saúde (0,78%). Na prévia de março, estes últimos promoveram a segunda maior pressão inflacionária individual.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Prefeito Pitágoras destaca ações sociais durante visita a Fundação Dr. Jesus a convite do Dep. Isidório

  prefeito de Candeias, Dr Pitágoras esteve na manhã desta...

Mega-Sena e Timemania podem pagar hoje R$ 66,8 milhões

  O concurso 2.800, da Mega-Sena, a ser sorteado nesta terça-feira,...

Bahia tem 29% de chances de disputar a Libertadores em 2025, diz UFMG

  O Bahia somou mais um ponto no empate em...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

  A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (26) a...