Alexey Likhachev, diretor-geral da Rosatom, a agência nuclear russa, afirmou nesta quinta-feira (19/6) que um ataque militar à usina nuclear de Bushehr, no Irã, poderia resultar em uma “catástrofe comparável à de Chernobyl“. O acidente ocorrido em 1986, no atual territõrio da Ucrânia, é considerado o maior desastre nuclear da história
Um militar israelense chegou a informar que o país empreendeu ataques à instalação nuclear de Bushehr. No entanto, as Forças de Defesa de Israel (IDF) voltaram atrás e disseram que “foi um erro” o anúncio da ofensiva.
Likhachev apelou às autoridades de Israel para que evitem ataques na região. “A Rosatom pede às autoridades israelenses que não haja nem mesmo a menor sugestão de um ataque a Bushehr”, disse ele, citado pea imprensa estatal russa.
A instalação nuclear fica localizada na costa do Golfo Pérsico e opera com o auxílio de pesquisadores russos. A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, já havia alertado sobre o risco de ataques à usina nuclear.


