Enquanto Jean Lucas aparece na pré-lista de Carlo Ancelotti para os próximos compromissos da Seleção Brasileira, a torcida do Bahia revive uma lembrança que já dura mais de três décadas: a última vez que um jogador do clube foi convocado oficialmente para defender a camisa da Amarelinha foi em 1991. O nome? Luís Henrique.
Destaque do Bahia semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1990, o ex-meia foi chamado para amistosos e integrou o grupo na disputa da Copa América do ano seguinte, somando dez partidas e quatro gols pela seleção principal enquanto defendia o Esquadrão.
Nenhum outro atleta do Tricolor baiano teve mais convocações na história recente vestindo as cores azul, vermelha e branca.
Ao todo, Luís Henrique fez 74 jogos pelo Bahia, com 19 gols e 16 assistências. Técnico e decisivo, ele marcou época e se consolidou como um dos maiores talentos que já atuou pelo clube nas últimas décadas.
Tricolores na seleção: a história por trás das convocações
No total, o Bahia já teve dez atletas convocados para a Seleção Brasileira principal, sendo que sete chegaram a entrar em campo. São 29 participações distribuídas em 20 jogos, com sete gols marcados.
A primeira leva de convocações aconteceu ainda em 1957, com Henrique (2 jogos), Zé Alves (1), Otoney (2), Wassil (2) e Vicente Arenari (0).
Anos depois, em 1974, Baiaco foi lembrado, mas não atuou. Em 1989, o Tricolor emplacou três nomes: Zé Carlos (3 jogos), Bobô (0) e Charles, este último com nove partidas e três gols marcados.
Jean Lucas mira retorno do Bahia à lista oficial
Passados 34 anos da última convocação oficial de um atleta do Bahia, Jean Lucas pode colocar fim a esse longo jejum. Segundo o ge, o camisa 6 tricolor foi incluído na pré-lista de Ancelotti para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Chile e Bolívia, na Data FIFA de setembro.
Titular absoluto no meio-campo de Rogério Ceni, Jean vive o melhor momento da carreira desde que chegou ao clube.
Em 2025, ele soma 39 partidas, com seis gols e uma assistência. No total, já são 15 gols pelo Bahia — mais que o triplo de todos os que havia marcado nos seus outros clubes somados. A convocação oficial da seleção será divulgada na próxima segunda-feira (25).
Até lá, Jean segue focado no Bahia, que tem dois confrontos importantes nos próximos dias: o duelo contra o Ceará, na quarta-feira (20), pela semifinal da Copa do Nordeste, e a partida contra o Santos, no domingo (24), pela 21ª rodada do Brasileirão.