O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, participou da sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta sexta-feira (1º), de entrega do título de cidadão baiano a Dom Murilo Krieger.
“Dom Murilo, rapidamente se ‘aculturou’ da realidade baiana e, sobretudo, do jeito baiano de ser de uma forma muito inteira e verdadeira. E, por isso mesmo, fez – e faz – a diferença em importantes momentos da nossa história”, destacou Carlos Martins.
O título foi proposto em 2011, pelo então deputado estadual Yulo Oticica, atualmente coordenador executivo da SJDHDS, e retomado este ano pelo deputado Marcelino Galo. “Dom Murilo assumiu sua baianidade; veio para a Bahia partilhar alegrias e tristezas e vive, verdadeiramente, a diversidade da cidade, com todo seu sincretismo. Enfim, nos dá muito orgulho por toda a sua trajetória e atuação enfática em momentos cruciais do nosso Estado, como foi agora, com a tragédia na travessia Mar Grande – Salvador, quando ele prestou toda a sua solidariedade”, afirmou Yulo.
Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger é natural de Santa catarina. Desde que tomou posse como Arcebispo da capital baiana, Dom Murilo foi protagonista de importantes embates, a exemplo da intermediação pelo fim das duas greves da Polícia Militar da Bahia, em 2012 e em 2014, e da greve dos professores, em 2012.O religioso também intercedeu pela restauração da matriz da paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, em Nazaré, e da igreja de São Domingos, no Terreiro de Jesus, reformadas recentemente, além da Catedral Basílica, a igreja Santíssimo Sacramento do Paço e o Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé – que abrigará o Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil.
Participou também da sessão especial, o Bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini.