Badalado após as contratações de peso para para 2024, o Bahia estreia na temporada nesta quarta-feira, contra o Jequié, atual campeão da Série B do Campeonato Baiano. O Tricolor, vencedor da elite do estadual em 2023, ainda não vai ter as suas principais estrelas, que seguem em pré-temporada em Manchester. Mas vai ter muita gente querendo mostrar serviço para Rogério Ferreira, técnico do sub-20 que vai estar à beira do gramado.
Maior vencedor do Campeonato Baiano, com 50 títulos, o Bahia manteve a base de 2023 e já fechou com quatro reforços para 2024: Everton Ribeiro, Jean Lucas, Caio Alexandre e Iago Borduchi (chega em julho). Nenhum deles, contudo, vai estar em campo nesta quarta-feira.
A equipe desta quarta-feira vai ser formada por atletas do sub-20, os jogadores que não viajaram para Manchester ou quem foi liberado pelo clube para retornar a Salvador, casos do goleiro Adriel, do zagueiro Marcos Victor e dos laterais André e Caio Roque.
Uma provável escalação do Bahia tem: Adriel; André, Marcos Victor, Marcello e Jackson; Diego Rosa, Paulo Souto e Roger Gabriel; Kennedy, Tiago e Everton.
E o Jipão?
Já o Jequié vem da conquista do título na Série B do Campeonato Baiano 2023. A façanha rendeu ao clube do interior da Bahia um lugar entre os maiores campeões da divisão de acesso, ao lado de Galícia, Bahia de Feira, Redenção e o extinto Energia Circular.
Neste ano, a equipe conta com uma mescla entre experiência e juventude. São sete remanescentes da campanha do título (Kaynan, Igor Bagio, Grillo, Neto Rocha, Guga, Chaveirinho e Gustavo Caetano), além de alguns medalhões, como o lateral-esquerdo Capa, que já tem passagem pelo Vitória, e o experiente goleiro Netto Rocha. Gabardo Júnior é o comandante.
Uma provável escalação do Jequié tem: Marcos; Marcos Vinícius, Sérgio Baiano, Jean e Capa ( Espeto); Caetano, Bruno Henrique e Caculé ( Medina); Abner, Mococa e Igor Badio.
O jogo
Quando: quarta-feira, 14 de janeiro;
Onde: Arena Fonte Nova, em Salvador;
Horário: 21h30 (de Brasília);
Escalação provável do Bahia: Adriel; André, Marcos Victor e Marcello, Jackson; Diego Rosa, Paulo Souto e Roger Gabriel; Kennedy, Tiago e Everton;
Escalação provável do Jequié: Marcos, Marcos Vinícius, Sérgio Baiano, Jean e Capa (Espeto); Caetano, Bruno Henrique e Caculé (Medina); Abner, Mococa e Igor Badio;
Arbitragem: Josué Reis de Jesus Júnior apita o jogo auxiliado por Daniella Coutinho Pinto e por João Paulo de Souza Reis.