Senado analisa projeto que autoriza retaliações contra barreiras comerciais internacionais

Date:

 

O projeto de lei é uma resposta às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor na última quarta-feira (12). Inicialmente focado nas medidas protecionistas da União Europeia contra produtos do agronegócio brasileiro, como a proibição de entrada de produtos oriundos de áreas desmatadas, o texto foi adaptado para também autorizar retaliações contra países ou blocos econômicos que adotem barreiras contra produtos brasileiros.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto, trabalhou em conjunto com o Itamaraty e a equipe do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para elaborar a proposta. O texto permite que o Brasil suspenda concessões comerciais, investimentos e direitos de propriedade intelectual em resposta a ações unilaterais de outros países ou blocos que afetem negativamente a competitividade internacional de produtos brasileiros.

O projeto, que passou a tramitar com urgência no Senado, autoriza o Poder Executivo a aplicar medidas retaliatórias caso outros países interfiram nas escolhas soberanas do Brasil ou adotem medidas inconsistentes com acordos comerciais. Se aprovado no Senado, o projeto seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro iniciou o processo de reabilitação...

Talisca descarta prioridade de voltar ao Bahia e explica decisão

  O desejo de parte da torcida do Bahia por um reencontro...

De saída! Zagueiro deixa o Vitória e acerta ida para a MLS

  O zagueiro Lucas Halter não permanecerá no Vitória na...

Vitória se movimenta no mercado e acerta compra de Baralhas

  O Vitória acertou a compra em definitivo do volante...