Entre os estudantes brasileiros com 15 anos de idade, ou seja, aqueles que recentemente concluíram o ensino fundamental II, 73% apresentaram desempenho abaixo do nível 2 em conhecimentos matemáticos, de acordo com os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2022, divulgados nesta terça-feira (5).
Essa porcentagem indica que sete de cada 10 alunos brasileiros têm dificuldades em realizar operações matemáticas simples. Em comparação com a média dos 81 países participantes do Pisa, que incluem membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceiros, o índice de estudantes brasileiros abaixo do nível 2 é significativamente maior, atingindo 31%.
Apesar dos desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19, como obstáculos no ensino remoto e o fechamento prolongado das escolas, os resultados gerais do Brasil apresentaram pouca variação em relação à edição anterior do Pisa em 2018. Na área de matemática, as médias caíram apenas 5 pontos, passando de 384 para 379. Em leitura, houve uma queda de 2,5 pontos, enquanto em ciências, a diminuição foi de 0,6