Aumenta a cada dia o risco de ruir a edificação de quatro séculos onde está sediado o convento de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, apesar dos alertas do guardião, frei Rogério Rodrigues, ao instituir um comitê com o objetivo de promover uma campanha pela restauração.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) licitou o projeto de recuperação, mas a empresa vencedora não foi autorizada a ir adiante com o trabalho porque não foram liberados os recursos necessários, conforme consta no edital.
O investimento total na reforma de todo o conjunto chega a R$ 1 milhão, mas até o dia de ontem, somente foi possível realizar obras emergenciais no telhado da igreja de São Francisco, graças à mobilização da comunidade e apoio de políticos, como o deputado Cacá Leão.
– Cheguei aqui em 2017 e encontrei o convento em situação deplorável, escrevemos uma carta para autoridades e conseguimos o apoio da presidente nacional do Iphan, Kátia Borgeia, afirmou o frei Rogério Rodrigues.
O comitê criado em 2017 conta com a participação de representantes da sociedade civil, como o radialista Átila Santana, cujo trabalho de divulgar a necessidade de restauro tem contribuído para unir forças.
-É importante lembrar que a edificação ameaça desabar e os frades vão precisar deixar a cidade depois de quatro séculos de instalação da ordem franciscana”, ressaltou Átila Santana.
Entre os detalhes capazes de ressaltar o valor do conjunto, a igreja é a única da América Latina com azulejos ilustrando os milagres de Santo Antônio de Pádua, tornando-se urgente a liberação dos recursos para as obras a fim de viabilizar a preservação do patrimônio histórico.
“Se eu não conversar
com eles, vou conversar
com quem? (…) Já fui do
PP, já fui do PTB. É um
nome pejorativo que
deram. Prefiro estar no
Centrão do que no
Esquerdão, lá você não
consegue nada de bom
para o País”
Jair Bolsonaro, presidente, sobre sua aliança com o Centrão, após anos de críticas ao grupo de partidos
Uneb incentiva leitores
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) promove na próxima terça-feira, às 18 horas, no canal do youtube Universidade da Gente, dois livros a serem distribuídos gratuitamente, como forma de fortalecer a produção literária.
Uma das publicações é resultado do II Webinário Estudos Amadianos, realizado em agosto, com uma série de videoconferências de pesquisadores da obra de Jorge Amado, tido como o “pai da baianidade”.
São 24 textos selecionados de autores do tope de Antônio Torres, da Academia Brasileira de Letras, e Ordep Serra, da Academia de Letras da Bahia, com a reunião de escritores do Brasil, da Nigéria e da Itália, e a orelha do livro assinada por Aleilton Fonseca.
João Leão na ABI
O vice-governador João Leão, secretário de planejamento, visitou ontem a associação Bahiana de Imprensa (ABI), onde tratou de temas ligados ao desenvolvimento econômico do estado. O encontro, com o presidente da entidade, Ernesto Marques, e com o presidente da Assembleia Geral da ABI Bahiana, Walter Pinheiro, tratou ainda do fortalecimento da imprensa no estado.
POUCAS & BOAS
Membros da Comissão para elaboração do Plano Municipal de Turismo de São Desidério tiveram ontem uma formação técnica para subsidiar os trabalhos nos próximos meses. Alunos e professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) participaram do primeiro de uma série de eventos que vão discutir o plano, considerado importante ferramenta para a promoção de um turismo com sustentabilidade.
Em Barreiras a Oficina Capoeira Angola mobiliza hoje adeptos e iniciantes a partir das 9h. Com participação especial do mestre Olavo Perri, o evento em formato virtual foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através de projeto do Grupo de Capoeira Quilombo Angola.
Com uma roda de conversa sobre o papel das instituições locais no combate ao racismo estrutural, o VI Novembro Negro de Candeal II terá hoje mais um evento com a participação de representantes de diversas instituições de Feira de Santana. A programação será encerrada neste domingo com uma mostra de cultura e arte produzida na Comunidade Quilombola Candeal II, na zona rural do município.