Especialistas federais e privados acreditam que foram hackers da Rússia que invadiram uma série de redes governamentais dos Estados Unidos, incluindo departamentos do Tesouro e do Comércio, com livre acesso aos sistemas de e-mail.
No domingo (13), o governo de Donald Trum reconheceu a invasão e que tomará as providências. Autoridades disseram que há uma busca em andamento para determinar se outras partes do governo foram vítimas do que parece ser um dos mais sofisticados, e talvez um dos maiores, ataques a sistemas federais nos últimos cinco anos.
Ainda de acordo com esses funcionários, uma série de agências relacionadas à segurança nacional também foram afetadas, apesar de que não está claro se esses sistemas contêm informação altamente confidencial.
“O governo dos EUA está ciente dessa situação, e estamos tomando todas as medidas necessárias para identificar e remediar quaisquer questões relacionadas a esse episódio”, disse John Ullyot, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, em um comunicado.