Suprema Corte dos EUA autoriza fim de status legal temporário para mais de 500 mil imigrantes

Date:

 

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou, nesta sexta-feira (30), que o governo do presidente Donald Trump retire o status legal temporário de mais de 500 mil imigrantes, decisão que abre caminho para a possível deportação em massa de cidadãos venezuelanos, cubanos, haitianos e nicaraguenses.

A medida marca uma reviravolta nas políticas migratórias dos EUA e revoga a proteção concedida em 2022, durante o governo do democrata Joe Biden, que havia lançado o programa com o objetivo de reduzir as travessias ilegais na fronteira. O status legal temporário permitia que esses estrangeiros entrassem legalmente no país com o apoio de patrocinadores e permanecessem por até dois anos, com permissão para viver e trabalhar em território norte-americano.

O processo chegou à Suprema Corte após a revogação do programa ser anunciada por Trump em março deste ano. A Justiça de Boston havia suspendido a medida em abril, mas agora a mais alta corte do país reverteu essa decisão. O tribunal não divulgou o placar da votação nem apresentou justificativas detalhadas, mas duas juízas votaram contra a medida.

Segundo o Departamento de Justiça, a suspensão do programa migratório por tribunais inferiores “derrubou políticas imigratórias críticas” e minou propostas que, segundo o órgão, foram decisivas para o retorno de Trump à presidência nas eleições de novembro de 2024.

Os imigrantes afetados alegaram à Corte que a revogação da liberdade condicional de imigração os deixaria imediatamente vulneráveis à deportação acelerada, mesmo com pedidos de asilo pendentes. Afirmaram ainda que a medida implicaria, separação familiar e o retorno forçado a países onde estariam sob risco de perseguição, violência e até morte.

 

Organizações de direitos humanos e defensores dos imigrantes criticaram duramente a decisão, apontando para o agravamento da crise humanitária e para o impacto devastador que pode atingir milhares de famílias que hoje vivem legalmente nos Estados Unidos sob a proteção do programa.

 

O governo Trump ainda não divulgou um cronograma para a implementação da revogação, mas a expectativa é que novas medidas administrativas comecem a ser anunciadas nos próximos dias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Ceni celebra penta e diz que maior sonho é o Bahia ganhar um nacional

  O técnico Rogério Ceni ganhou um banho de gelo...

Bahia volta a golear e se torna o 1° pentacampeão da Copa do Nordeste

  O Bahia se tornou o primeiro clube ao conquistar...

Eclipse lunar vai ser neste fim de semana

  O Eclipse Lunar Total de 07 setembro de 2025...

Polícia de Portugal confirma nacionalidade dos 16 mortos em acidente de bondinho

  A polícia de Portugal confirmou nesta sexta-feira (5) as...