SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível

Date:

 

O Sistema Único de Saúde começará a substituir gradualmente o teste citopatológico, conhecido como papanicolau, pelo exame molecular de DNA-HPV para a detecção do HPV, a partir deste ano. Com a mudança, o intervalo entre as coletas será de cinco anos, desde que o diagnóstico do vírus seja negativo. A faixa etária para o exame de rastreio permanece entre 25 e 49 anos, para mulheres sem sintomas ou suspeita de infecção.

As novas diretrizes foram apresentadas nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e já foram aprovadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias e pela Conitec. O HPV é responsável por mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero, uma das doenças mais incidentes entre as mulheres brasileiras. Especialistas acreditam que, com o avanço da vacinação e do rastreio, a doença pode ser erradicada em 20 anos.

O teste molecular de DNA-HPV foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde em 2021, devido à sua maior eficácia na redução de casos e óbitos. Ele permite identificar o subtipo do vírus, o que é essencial, pois nem todos os tipos de HPV apresentam risco de câncer. As novas diretrizes também incluem a implementação de rastreio organizado e a autocoleta de material em populações de difícil acesso, além de orientações específicas para o atendimento de pessoas transgênero, não binárias e intersexuais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Confira as escalações oficiais de Bahia x Corinthians, pelo Brasileirão

  O Bahia enfrenta o Corinthians na noite deste domingo...

Compras online ficam mais caras a partir de terça-feira; entenda

  As compras feitas através de plataformas online, como Shein...

Bahia finaliza preparação para a estreia diante do Corinthians; veja a provável escalação

  O Bahia encerrou na manhã deste sábado (29), a...

Bahia gerou 20.132 novos empregos com carteira assinada em fevereiro, diz Caged

  Bahia gerou 20.132 novos empregos com carteira assinada no...