Fortaleza e Bahia estão prontos para mais um capítulo do clássico nordestino, que agita a 15ª rodada do Brasileirão na tarde deste sábado (19), na Arena Castelão. O duelo marca a estreia de Renato Paiva à frente do Leão do Pici, justamente diante do clube que comandou em 2023.
Embalado por uma boa sequência no Campeonato Brasileiro, o Esquadrão chega confiante e com força máxima, reforçado pela presença de Jean Lucas, liberado após conseguir efeito suspensivo no STJD.
Do outro lado, pressionado pela má fase, o Fortaleza aposta em mudanças no meio-campo e na motivação renovada com o novo comandante português.
O Esquadrão tenta quebrar um incômodo tabu fora de casa. Desde 2019, foram oito partidas no Castelão, com cinco vitórias do Fortaleza, dois empates e apenas um triunfo do Bahia — o sonoro 4 a 0, em 2021.
No geral, porém, o Tricolor baiano ainda leva vantagem no histórico: são 19 vitórias contra 14 dos cearenses, além de 15 empates.
Atuando em solo adversário, o cenário muda: 12 vitórias do Fortaleza, contra cinco do Bahia, com oito empates.
Fortaleza: Magrão; Brítez, Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Matheus Pereira, Lucas Sasha e Pochettino; Marinho, Lucero (C) e Breno Lopes. Técnico: Renato Paiva
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro (C); Ademir, Lucho Rodríguez e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.