Um avião ilegal, que entrou no espaço aéreo brasileiro pela fronteira com a Venezuela, foi abatido pela FAB (Força Aérea Brasileira), na terça-feira (11). O avião caiu nas proximidades de Manaus (AM).
Segundo as autoridades, dois traficantes foram encontrados mortos em uma região de floresta, onde a aeronave caiu, e um carregamento de drogas foi apreendido.
Segundo a FAB, inicialmente, foram adotadas “medidas de averiguação” para confirmar a identidade da aeronave e vigiar seu comportamento.
Com o apoio da PF (Polícia Federal), os militares determinaram que o avião modificasse a rota, com o objetivo de fazer um pouso forçado em aeródromo da região amazônica, mas não houve resposta. Em seguida, a FAB passou então a fazer medidas de persuasão, como tiros de aviso.
Sem responder aos comandos das autoridades brasileiras, o avião foi classificado como hostil e submetido a “tiros de detenção” — com a finalidade de impedir a continuidade do voo. Com isso, a aeronave caiu no meio da selva e pegou fogo.