Tropas russas avançaram na cidade de Pokrovsk, no leste na Ucrânia, um importante centro de transporte e logística alvo de ofensivas durante um ano, segundo informações do Ministério de Defesa russo nesta segunda-feira (3).
Moscou afirma que seus soltados destruíram o que foi descrito como “formação ucraniana” ao lado da estação ferroviária e da zona industrial de Pokrovsk. Segundo a Ucrânia, suas forças de defesa estão resistindo à ocupação.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse a repórteres que a Rússia estava concentrando tropas perto da cidade de Dobropillia, onde as forças de Kiev avançaram no início deste ano em uma contraofensiva bem-sucedida. O líder descreveu a situação em Dobropillia como “delicada”, e estima que cerca 300 militares russos permanecem na cidade sitiada. As forças russas, segundo ele, perderam a iniciativa na área, mas estavam enviando mais tropas.
O chefe do exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, afirmou que suas forças intensificaram a pressão sobre Dobropillia com o objetivo de forçar a Rússia a desviar sua atenção de Pokrovsk. Os militares ucranianos afirmaram que as tropas russas não tinham controle total de nenhum distrito da cidade.


