TSE cria centro para combate de desinformação e uso indevido de inteligência artificial em campanhas eleitorais

Date:

 

Para reforçar a fiscalização das eleições municipais em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Centro Integrado de Combate à Desinformação e Defesa de Democracia (Ciedde). O órgão será lançado oficialmente nesta terça-feira (12).

O centro será comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Além dele, outras sete pessoas devem compor o Ciedde, mas o nome delas ainda não foi anunciado oficialmente pelo tribunal.

Também foi divulgado pela Corte que a iniciativa visa “promover a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, em especial as plataformas de redes sociais e serviços de mensageria privada, durante o período eleitoral, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo plenário do TSE para a propaganda eleitoral”.

Mais detalhes

O Ciedde ainda deverá prestar auxílio aos Tribunais Regionais Eleitorais no processo de fiscalização do uso de inteligência artificial em campanhas. Serão analisados também materiais irregulares que simulem a imagem ou voz de uma pessoa, sem o conhecimento ou autorização dela.

O funcionamento do centro deve contar com o apoio da Procuradoria-Geral da República, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mais de 50% dos casos de câncer de próstata no SUS são diagnosticados em estágio avançado

  Mais da metade dos casos de câncer de próstata...

Prefeitura de Candeias oferece transporte gratuito para estudantes do ENEM 2025

  A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de...

Candeias: Simpósio reúne profissionais para discutir cuidados com pacientes renais

  Os enfermeiros da Atenção Primária e os Agentes Comunitários...

Brasil goleia Indonésia e avança à fase mata-mata do Mundial Sub-17

  A seleção brasileira masculina cravou a segunda goleada seguida...