Uso de aparelhos auditivos reduz em 60% risco de demência, aponta estudo

Date:

 

Um novo estudo americano mostrou que o uso de aparelhos para tratamento da perda auditiva é capaz de reduzir significativamente o risco de demências. Entre os participantes que fizeram uso dos dispositivos, houve uma diminuição de 60% dos casos de doenças neurodegenerativas.

O trabalho, publicado na revista científica JAMA (Journal of American Medical Society), reforça a importância do uso dos aparelhos, que ainda é pouco difundido, já que apenas 17% das pessoas com perda auditiva moderada ou grave os utilizam. A correlação entre demência e perda auditiva é conhecida há alguns anos, sendo considerada um dos principais fatores de risco para o declínio neurológico.

A pesquisa analisou dados de uma coorte com 3.000 participantes com perda auditiva leve, moderada ou grave e menos de 70 anos. O uso de aparelho auditivo foi determinado pelo relato dos pacientes, sem avaliação do tempo de tratamento, e não se verificou se a redução do risco estava relacionada à intervenção precoce ou à gravidade do problema auditivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

PRF inicia Operação Rodovida 2025 na Bahia e reforça segurança viária

  A PRF (Polícia Rodoviária Federal) vai dar início, neste...

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer fisioterapia na prisão

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

“Enquanto eu for presidente, não tem privatização”, diz Lula sobre Correios

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta...