Venezuela fecha fronteiras e bloqueia avião com ex-presidentes que observariam eleições

Date:

 

Um grupo de ex-presidentes latino-americanos, críticos do ditador Nicolás Maduro, foi impedido de viajar à Caracas para observar as eleições presidenciais da Venezuela que acontecem no domingo. As autoridades da Venezuela fecharam as fronteiras e bloquearam o voo, nesta sexta-feira (26).

O general Domingo Hernández Lárez, comandante da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) informou que o fechamento vale até a segunda-feira (29), dia seguinte às eleições.

No entanto, o bloqueio do voo, foi denunciado pelo governo do Panamá. O avião com quatro ex-presidentes a bordo não pode decolar do aeroporto de Tocumen em razão do bloqueio do espaço aéreo venezuelano, disse o presidente, José Raúl Mulino no X.

O grupo é formado por Miguel Ángel Rodríguez (Costa Rica), Jorge Quiroga (Bolívia), Vicente Fox (México) e Mireya Moscoso (Panamá), todos membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (Grupo IDEA), um fórum de direita que afirma defender a democracia na região.

“Estávamos prontos para pegar o avião para a Venezuela. Iríamos apoiar Edmundo González e María Corina Machado. O avião estava cheio de venezuelanos que iriam votar”, disse Mireya Moscoso.

O voo pôde partir quando os ex-presidentes, que inicialmente resistiram a sair do avião, decidiram descer e se dirigir ao palácio presidencial no Panamá para uma coletiva de imprensa.

“As pessoas chorando nos pediram para não sair, mas precisamos sair ou o avião não iria, estava detido até que descêssemos. Sentimos muito porque gostaríamos de estar no domingo com os venezuelanos que tem ido às ruas todos os dias apoiar Edmundo e essa heroína que deu esperança aos venezuelanos.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

  Comissão de inquérito da ONU concluiu, em relatório independente,...

Afetada por tarifas de Trump, indústria de madeira demite cerca de 4.000 pessoas no Brasil

  A indústria brasileira de madeira contabiliza em torno de...

FLICA abre inscrições para autores participarem da 13ª edição em Cachoeira

Estão abertas as inscrições para escritores, quadrinistas, cordelistas e...

PEC da Blindagem é aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

  A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem...