Antônio Fagundes teme ‘pelo fim da cultura no Brasil’ após proibição de taxa de conveniência

Date:

 

O ator Antônio Fagundes gravou um vídeo dizendo que depende da taxa de conveniência, cobrada em ingressos vendidos pela internet, para que a sua profissão continue viável.

Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é ilegal a cobrança de taxa de conveniência nas vendas de ingressos para shows e eventos feitas pela internet  Segundo decisão da Terceira Turma do STJ, que vale para todo o Brasil, a exigência do pagamento de um valor extra pelas entradas representa venda casada, o que é proibido pela legislação.

No vídeo, divulgado pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, Fagundes afirma que faz teatro há 53 anos sem patrocínio e, por isso, depende exclusivamente da bilheteria com a taxa de conveniência.

“Cerca de 80% das pessoas que frequentam meus espetáculos, compram pela internet. É conveniente para essas pessoas pagar para receber o seu ingresso em casa. Esses 30% que não querem pagar a taxa, compram na bilheteria do teatro”, afirma o ator

 

Na decisão do STJ, a  relatora do caso, Nancy Andrighi, afirma que esse tipo de cobrança, pela simples disponibilização dos ingressos na internet, acaba transferindo ao consumidor o risco do serviço. De acordo com ela, cabe à empresa assumir esses custos da operação.

A cobrança é praxe em sites especializados em vendas de ingressos e empresas terceirizadas e pode chegar a 15% do valor das entradas. Ainda cabe recurso à decisão, inclusive no STF (Supremo Tribunal Federal), se houver algum questionamento constitucional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Governo divulga calendário do Bolsa Família 2026; veja datas

  O governo federal divulgou o calendário de pagamentos do...

onta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra

  A conta de energia elétrica dos brasileiros começará 2026...

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...