O Bahia x Santos deste sábado, 12, é um daqueles jogos com os quais os amantes dos números se animam: afinal, há elementos para favorecer um time e outro no duelo. Por um lado, o time paulista ganhou os dois jogos que fez contra o Esquadrão em Pituaçu – palco da partida –, em 2011 e 2012. Por outro, o Tricolor já sustenta 18 jogos de invencibilidade no estádio, tendo perdido pela última vez lá em 2015. Qual tabu irá prevalecer?
Embora a resposta só possa ser dada depois das 19h de hoje, um fator pode ser decisivo para o resultado do confronto: a quantidade de jogadores poupados pelo técnico Roger Machado. Afinal, a partida contra o Santos está ‘ensanduichada’ por dois confrontos decisivos pela Copa do Brasil contra o Grêmio. Se o treinador priorizar a competição de mata-mata, o time paulista aumenta suas chances; do contrário, o Tricolor pode muito bem repetir o seu último compromisso em Pituaço: na sétima rodada, teve dificuldades, mas venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol de pênalti mrcado por Fernandão.
Uma mudança já é certa: Ezequiel entrará no lugar de Nino Paraíba. O lateral-direito titular sofreu uma entorse no tornozelo no jogo da última quarta e é dúvida até para a partida de volta pela Copa do Brasil.
Apesar de ser vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Santos vive uma crise interna que parece não ter fim. O técnico Jorge Sampaoli tem discutido publicamente com a diretoria do clube e a principal contratação santista na temporada, Cueva, está de folga depois de fracassar no primeiro semestre. Enquanto o treinador pede paciência com o peruano e diz que o meia “pode mais do que outros”, a recepção à declaração é uma grande incógnita.
A principal novidade entre os relacionados do Santos é o meia Evandro, revelado no Athletico e que estava no Hull City, da Inglaterra. O jogador, que foi contratado na parada da Copa América, deve ser uma opção para o segundo tempo.
Novo volante
Apesar de não ter a documentação regularizada – e, por isso, ainda não ter sido anunciado oficialmente pelo Bahia –, Ronaldo participou normalmente das atividades do Tricolor no Fazendão nesta sext-feira, 12. O volante, que foi contratado ao Flamengo por empréstimo, treinou com o grupo de jogadores que não atuaram por mais de 45 minutos contra o Grêmio na última quarta.
Ao contrário de Ronaldo, o lateral-esquerdo Giovanni pode ser relacionado para a partida deste sábado. O nome do jogador saiu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na tarde desta sexta. O atleta de 30 anos, cujo último clube foi a Ponte Preta, tem contrato com o Esquadrão até maio de 2020. Ao menos a princípio, ele vem para ser o reserva de Moisés, já que, com a venda de Paulinho para o Midtjylland (DIN), o clube estava sem uma alternativa para o setor.