Desde a tarde de hoje, 30, mais 10 máquinas para realizar biometria na cidade de Candeias, na Região Metropolitana a 46 km de Salvador, começaram a ser utilizados pelos funcionários cedidos ao Cartório da 127ª Zona Eleitoral pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, aumentando significativamente o número de eleitores que devem ser atendidos por dia.
A expectativa é de que entre 800 a 900 eleitores sejam atendidos diariamente até o dia 22 de fevereiro, prazo mantido pelo TRE, e de forma mais rápida pois 22 equipamentos passaram a operar.
Ainda assim, dificilmente os 62 mil eleitores de Candeias devem conseguir fazer a biometria por erro e incapacidade do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que falhou em todo o processo no estado.
A estrutura de proteção contra o sol ou a chuva vai ser ampliada para reduzir o desconforto de quem chega na madrugada e espera de 6h a 8h na fila para não perder o título de eleitor e não sofrer as consequências de não possuir o documento que impede tirar passaporte, assumir cargo público ou abrir conta bancária, entre outras penalidades.
Biometria
O serviço de biometria começou em 5 de novembro e nesse dia deveria ter 22 máquinas, mas o Tribunal demorou 45 dias para enviar as primeiras 10 e agora quase 90 dias depois completou a quantidade inicialmente prevista.
Hoje, eleitores ainda reclamavam por estarem expostos e esperarem muito tempo, mas no início da tarde, já dava para perceber a redução expressiva da enorme fila.
Uma delas, que prefere não se identificar, disse que chegou ontem 29, às 22h, ao Cartório, já havia gente na fila, e que saiu de lá era em torno de 10h da manhã.
Segundo a redação pode apurar, o TRE, com enorme atraso e depois das inúmeras críticas pela imprensa, indignação de eleitores e para cumprir o prazo de 22 de fevereiro de encerramento da biometria, deve encaminhar mais equipamentos ainda esta semana.