A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra A H1N1. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os grupos prioritários são Idosos (a partir de 60 anos), gestantes (qualquer idade gestacional), puérpera (45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde da rede pública e privada, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas (apresentar relatório médico).
Os dias D do município serão no dia 03 de maio nos distritos e 04 de maio na sede, nas unidades que possuem sala de vacina. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação, e a estimativa é que 22.878 pessoas sejam imunizadas durante a campanha.
Documentos
Para se vacinar é necessário apresentar Cartão de Vacinação da Criança e do Adulto, caso não apresente o cartão, no momento da vacinação será entregue um comprovante da dose da vacina recebida; as Puérperas: deverão apresentar algum documento que comprove o período do parto (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, dentre outros); Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Os pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS devem se dirigir as unidades que estão cadastrados para receberem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer Posto de Vacinação.
Pacientes atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico, devendo apresentá-la no momento da vacinação.
Em 2018, foram vacinadas 13.981 pessoas do grupo prioritário, o que representou 99,42% de cobertura vacinal, considerando a estimativa de 14.063 pessoas.