A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Secult, promoveu uma visita técnica e encontro de profissionais da Secretaria de Turismo do Estado – Setur, com pessoas ligadas ao turismo no município, com objetivo de ressaltar o potencial da cidade e o investimento na ordem de 80 milhões de reais que será feito na Baía de Todos os Santos e vai beneficiar Candeias. Visitaram o município o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, e o assessor técnico da Setur, Divaldo Borges.
No primeiro momento houve um bate papo com agentes ligados ao turismo local (restaurantes, pousadas, santuário, agências de viagens e Conselho de Turismo), onde foi tratado da revitalização turística da cidade que ajudará a desenvolver ainda mais o setor, o que pode gerar mais renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O assessor técnico da Setur/BA, Divaldo Borges, falou sobre o Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, gratuito, sem fins fiscais que serve como fonte de consulta para o turista. “É importante sabe que, quem investe no turismo. é o setor privado, o setor público estrutura a cidade apresentar ao turista e a Setur estar buscando o turismo sustentável que passa pelo envolvimento das comunidades no processo”, disse.
De acordo com o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, está sendo feito na Bahia um remapeamento turístico com objetivo de ter, no Estado, um turismo mais representativo.
Após as colocações e apresentação dos presentes foi oferecido um coffee break e, em seguida, a visita técnica a restaurantes e pousadas na sede, além do Santuário Nossa Senhora das Candeias, Fonte dos Milagres, Igreja Nossa Senhora da Encarnação do Passé, restaurantes e orla do distrito, finalizando a visita técnica no Distrito de Caboto.
O encontro contou com a presença dos secretários de Cultura, Marivalda da Silva, Planejamento Urbano, Robson Santana, Meio Ambiente, Toni Gleidson, Indústria e Comércio, Ana Paula Soares e do representante da Secretaria de Emprego e Renda de Candeias, Jorge Carvalho.