A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual realiza a partir desta quarta-feira (29), na praça Tiradentes, uma blitz educativa, em alusão a Campanha Maio Amarelo, com intuito de conscientizar os condutores de veículos sobre a importância da direção segura. Na ação, os motoristas e motociclistas serão alertados a redução de acidentes no trânsito. Durante o blitz, serão entregues material educativo e realização de teste rápido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Palestras de educação para o trânsito também estão ministradas por agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), nas escolas da rede pública e privada do município.
Na sexta-feira (31), a blitz educativa acontece no posto da Polícia Rodoviária Estadual na BA-522, onde os condutores serão alertados sobre a necessidade de utilizar equipamentos de uso obrigatório de proteção individual como capacetes e cinto de segurança, direção defensiva e respeito ao pedestre.
Maio Amarelo
O ‘Maio Amarelo’, que tem como símbolo o laço amarelo, foi instituído pela ONU em 11 de maio de 2011 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes e tem um grande significado. A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso, ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o ‘Maio Amarelo’ também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.