Embarcações de combate, brigadistas, técnicos, especialistas, equipamentos e produtos específicos para o combate a emergências foram utilizados no simulado integrado do Plano de Área da Baía de Aratu (PA BAAR), realizado na quinta-feira (30), na área de Suape, em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. A ação contou com a participação de cerca de 80 pessoas e profissionais das empresas Transpetro, Dow, Petrobras, Braskem, Ultracargo – Tequimar, Vopak, Ford, Terminal Portuário Cotegipe, CODEBA, Base Naval de Aratu, Belov Engenharia, FAFEN, Aratu Iate Clube, Marina e Estaleiros Aratu, MFX do Brasil e Ocema Iate Clube.
Também marcaram presença representantes da Capitania dos Portos, Base Naval de Aratu, IBAMA, INEMA, Secretaria de Meio Ambiente de Madre de São Francisco do Conde e Defesa Civil de Madre de Deus que atuaram no controle do tráfego e acesso à Baía de Aratu, e das comunidades do entorno.
O cenário do simulado foi o vazamento de óleo cru no solo e no mar, em função da ação de terceiros em um duto da Transpetro. Na simulação, foram utilizadas cinco embarcações, skimmers, tanques, mantas absorventes e barreiras flutuantes de contenção para evitar um possível espalhamento do óleo, além de dois caminhões e uma série de outros equipamentos.
Os simulados anuais demonstram fazem parte do Plano de Área da Baía de Aratu que tem como meta melhorar a segurança, meio ambiente e saúde, nas areas de atuação das empresas, além de aprimorar o desempenho das equipes, identificar pontos de melhoria nas ações de combate e dimensionamento de recursos em cenários críticos.
Plano de Área da Baía de Aratu
O Plano de Área da Baía de Aratu e Entorno (PA-BAAR) foi instituído em dezembro de 2015, conforme legislação do IBAMA, e tem o objetivo de reunir informações, medidas e ações referentes à área de concentração do Porto Organizado de Aratu e demais terminais, dutos ou plataformas e suas respectivas instalações de apoio, integrando os diversos Planos de Emergência Individuais (PEI) da área para o combate emergências.