Audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Candeias, discutiu a construção de um tanque para armazenamento de água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Convocada através do requerimento 010/2019, aprovado no dia 16 de maio deste ano, a ação debateu os impactos da obra causados aos moradores do município.
A audiência contou com a participação de representantes da Embasa, das Secretarias Municipais de Planejamento, Meio Ambiente e dos moradores da comunidade. Na pauta, os vereadores sabatinaram os técnicos da empresa e esclareceram dúvidas relacionadas com os responsáveis da obra. Os moradores questionaram a viabilidade da obra e mostraram preocupação em caso de possível rompimento por conta do solo. Os técnicos explicaram que a obra possui certificados de segurança e que todas as licenças ambientais estão em dia.
O novo reservatório de água da Embasa está sendo construído no bairro Dom Avelar e tem previsão para ser finalizada em março de 2020, com investimento de R$ 17 milhões. O local terá capacidade de armazenar cerca de 8 milhões de metros cúbicos de água e vai ampliar a demanda do abastecimento dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Saubara e as ilhas dos Frades, Bom Jesus e Maré. Segundo a Embasa, a obra vai integrar o sistema de água e vai diminuir o tempo de espera para distribuição de água.