A torcida do Bahia tem motivos de sobra para comemorar no Campeonato Brasileiro. Com 30 pontos e na sétima colocação, o tricolor já conseguiu a sua melhor campanha em um primeiro turno, superando os 25 pontos que conseguiu em 19 jogos no ano passado, e se colocou de vez na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América do próximo ano.
Se a empolgação é grande, ela poderá ser transformada em apoio. Nos próximos seis jogos na Série A, o Esquadrão vai fazer quatro em casa. O primeiro desafio será contra o Fortaleza, domingo, às 16h. Depois disso, o tricolor receberá: Botafogo, Athletico-PR e São Paulo. Duelos importante para um clube que tem no fator casa como principal trunfo no torneio.
Dos 30 pontos que o Bahia conquistou no Brasileirão, 20 foram como mandante. Em nove jogos, foram seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota – para o Santos, por 1×0, no estádio de Pituaçu. O aproveitamento do clube em seus domínios é de 74,1%, o que deixa o Bahia com a quinta melhor campanha em números absolutos – e sexta em percentual – como mandante entre os 20 clubes do Brasileirão.
Jogando na Fonte Nova, o Esquadrão não perde pelo Brasileirão há mais de um ano. A última vez que isso aconteceu foi em agosto do ano passado, quando caiu para o Internacional, por 1×0, na 20ª rodada. Para o técnico Roger Machado, o apoio do torcedor tem sido fundamental no caminho tricolor.
“O carinho do torcedor está representando o que ele está gostando dentro de campo. Disse aos atletas que o que ouço muito na rua é a forma como o torcedor está se sentindo representado dentro de campo. Isso tem feito toda a diferença porque a gente tem tido casa cheia sempre. E onde a gente vai tem tido a presença do torcedor do nosso lado”, afirmou o treinador.