TST proíbe início de greve; petroleiros mantém

Date:

 

O ministro Ives Gandra Martins, do Tribunal Superior do Trabalho, acolheu pedido da Petrobras e determinou que os petroleiros não façam a greve que planejam para esta segunda-feira, 25/11. O ministro ainda fixou multa diária de R$ 2 milhões por entidade sindical em caso de descumprimento da determinação, destinada à empresa.

No dia 4 de novembro, a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) assinaram acordo coletivo de trabalho mediado pela vice-presidência do TST. Quatro dias depois, a FUP encaminhou à empresa uma pauta de novas reivindicações ligadas ao cumprimento de três cláusulas do acordo, relativas ao excedente de pessoal, às condições de segurança e saúde ocupacional e ao efetivo de pessoal. Em 14 de novembro, a federação organizou assembleias para a aprovação da greve, comunicada na quinta-feira, 22/11, à empresa.

Ao deferir o pedido, o ministro observou que a Lei de Greve (Lei 7.783/1989) considera abusiva a greve deflagrada após a celebração de acordo coletivo de trabalho, a não ser em caso de descumprimento. No caso, no entanto, destacou a aparente ausência de motivação para a paralisação.

“O ACT de 2019/2020 foi assinado há 18 dias, e as cláusulas cujo cumprimento se exige de imediato são de caráter programático, sem prazo específico para implementação”, assinalou. “Ou seja, não há prova nem tempo para o descumprimento da norma coletiva em vigor que justifique a deflagração da greve”.

Serviço essencial

Ao deferir a liminar para que a categoria se abstenha de iniciar a greve e fixar a multa por descumprimento, o ministro levou em conta ainda a essencialidade dos serviços de produção e de distribuição de combustíveis, “em face do caráter nacional do movimento anunciado e dos prejuízos inestimáveis provocados à população em caso de desabastecimento de combustível”.

Fonte: Conjur

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Virginia detalha preparativos para passar Ano Novo com Vini Jr. na Europa

  Virginia Fonseca vai começar 2026 na Europa ao lado...

Bahia recebe proposta de troca de jogadores do Atlético-MG por Vitor Hugo

  O Atlético-MG iniciou conversas com o Bahia em busca de uma solução para...

Ex-zagueiro da Seleção decide deixar clube da Série A pensando na Copa de 2026

  A trajetória de Thiago Silva no Fluminense está perto do fim. Aos 41...

Bahia fecha compra milionária de goleiro e define titular para 2026

  O Bahia decidiu exercer a opção de compra do goleiro Ronaldo e garantiu...