Em boletim divulgado neste sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que o município não registrou caso de coronavírus. Sete (7) casos são investigados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen) e três (3) com diagnóstico negativo.
De acordo com a secretária de Saúde, Soraia Cabral, em entrevista coletiva na última quarta-feira (18), os pacientes com suspeita de doenças respiratórias serão atendidos no Posto Médico Luiz Viana Filho e encaminhados para o Hospital Ouro Negro onde farão exames e em caso de positivo serão imediatamente isolados e levados para a UPA. “Os pacientes que chegarem nas unidades básicas de saúde, se chegarem e a nossa equipe perceber resfriado ou qualquer suspeita de coronavírus, esse paciente automaticamente receberá mascara e será encaminhado para o Hospital Ouro Negro”, explicou Cabral.
Segundo o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, medidas foram adotadas para atender os casos mais graves de Covid-19, entre elas, a reabertura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com 20 a 35 leitos e sala de reanimação; readequação de uma enfermaria no Hospital Ouro Negro e a contratação imediata de novo laboratório para agilizar o diagnóstico dos pacientes. “Nós estamos tomando todas essas atitudes para dar amparo ao povo de Candeias. Já temos uma sala de isolamento no Hospital Ouro Negro. Durante esses dias, estaremos readequando a UPA para que nós tenhamos leitos de retaguarda onde essas pessoas que estiverem mais graves”, ressaltou Pitágoras.