Os nove governadores dos estados nordestinos se reúnem, na próxima segunda-feira (20), com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich – empossado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira (17). Rui comentava o pedido do encontro virtual ao ministério quando, durante pronunciamento em live nas redes sociais, recebeu a confirmação do novo gestor da Saúde brasileira.
Segundo Rui Costa, a principal pauta da reunião é a formação de estratégias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Nordeste. “Anunciamos aqui, em primeira mão, que o ministro acabou de ligar para confirmar a reunião. Vamos apresentar a ele o quadro em nossos estados, especialmente Pernambuco e no Ceará, onde as taxas cresceram rapidamente”, disse.
A Bahia alcançou, nesta sexta, a marca de 1.064 infectados pela Covid-19. Desses, 268 se recuperaram e outros 116 estão internados – sendo 48 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Até aqui, 36 pessoas morreram.
O governador baiano falou sobre o andamento de algumas obras que vão ampliar a atenção à saúde, a exemplo da Arena Fonte Nova, que terá, segundo Rui, capacidade para 240 leitos. Rui também voltou a comentar o pedido que o Consórcio Nordeste fez ao Ministério da Saúde – para que os cerca de 15 mil médicos brasileiros formados no exterior possam atuar na crise sanitária.
“Será um reforço enorme, teremos novos milhares de médicos para ajudar nessa luta, fizemos esse pedido hoje, com adesão de todos os nove governadores e esperamos o governo federal”.