Diversos profissionais da saúde se reúnem a partir desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal para participar da 4ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro que acontece até sexta-feira (25), tem como tema “Construindo Rede de Cuidados: O caminho para uma Saúde Pública de qualidade”. O objetivo da conferência é discutir e propor as diretrizes do Plano Plurianual de Saúde do município 2018-2021. “A conferência municipal de saúde é uma instância colegiada da maior importância para nós militantes do Sistema Único de Saúde porque é dentro dessas conferencias que nós conseguimos propor diretrizes, avaliar a situação de saúde e permitir que o gestor consiga trazer as demandas sociais vindas as conferências locais para o plano plurianual de saúde”, explicou a secretária municipal de Saúde, Eleuzina Falcão, em entrevista ao programa Fala Comigo.
O encontro terá como palestrante a professora Ana Luiza Vilas Boas que abordará a importância da construção de rede de cuidados. “É uma fala muito importante pois nesse momento no município estamos empenhados em construir uma rede de saúde que atenda a necessidade da população. É importante que seja uma rede articulada e que tenha como porta de entrada a atenção básica de saúde”, ressaltou.
As discussões em torno da saúde do município iniciam no dia 15, onde foram realizadas as pré-conferencias de saúde. Na ocasião, foram definidos pontos do Plano Municipal de Saúde e escolhidos os novos delegados. “Tudo que foi discutido, debatido e definido nas conferências locais são trazidos para a este momento e vão fazer parte desse plano. A conferência municipal de saúde está prevista na lei orgânica da saúde e por isso que é importante que ela seja feita dentro do primeiro ano da gestão”, finalizou.