A primeira parcela do 13º salário para um novo grupo de aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta terça-feira, 1º/6, pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Quem recebe até um salário mínimo e tem o benefício terminado em 6, e também quem ganha acima de um salário mínimo com benefício terminado em 1 vai receber o valor.
No caso do grupo que recebe mais, não vai haver desconto do Imposto de Renda nesta primeira parcela. No próximo mês, o valor será cobrado, portanto o benefício vai poder ser menor do que o pago este mês.
Tem direito ao 13º salário quem, durante o ano, recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Os beneficiários do auxílio-doença, no entanto, têm direito a uma parcela menor do que os 50%, calculada com base na duração do abono.
Nos casos em que houver interrupção programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2021 ou que o abono começou a ser pago depois de janeiro, o valor também não vai ser de 50%, mas o proporcional do 13º salário.
Após um adiantamento, os pagamentos da primeira parcela acontecerão até o dia 8 de junho. Já a segunda parcela começa a ser paga a partir de 24 de junho.