Mais de mil mulheres morreram vítimas de câncer de mama no estado em 2020

Date:

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou nesta sexta-feira (22), um estudo que detectou que em 2020, 1.031 mulheres morreram vítimas do câncer de mama.

De acordo com a SEI, o dado representa 16,2% do total por neoplasias malignas, ou 13,3% mulheres a cada 100 mil baianas.

Entre todos os tipos de mortes, o câncer de mama foi a terceira principal causa de morte das mulheres na Bahia, em 2020, atrás apenas das causas relacionadas à Covid-19 e os problemas cardiovasculares.

A superintendência informou que se comparar a taxa de mortalidade com a de outros estados, a Bahia é a 16ª entre todas as unidades da federação. O estudo apontou que o resultado é reflexo da incidência reduzida no interior do estado, já que em Salvador a incidência de mortes por câncer de mama era de 20,4 a cada 100 mil soteropolitanas.

Entre 2012 e 2020 houve um crescimento 4,3% médio anual no número de mortes de mulheres por complicações do câncer de mama na Bahia.

Perfil da vítima

O estudo da SEI apontou um “perfil da vítima” do câncer de mama na Bahia. Se observou que a idade acima de 50 anos é um dos principais fatores de risco.

Em 2020, na Bahia, em torno de 72% das mulheres que morreram por causa do câncer de mama tinham mais de 50 anos. Contudo, se observou um aumento de participação e da incidência na população feminina acima de 80 anos.

Embora grande parte dos fatores de risco para a ocorrência da doença seja conhecida, a incidência de novos casos e de óbitos para este tipo de neoplasia é crescente na Bahia.

Mamografias

No estado da Bahia, foram realizados 161,7 mil exames de mamografias femininas no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2014 a 2020, foram realizadas 1,1 milhão de mamografias pelo serviço.

Os dados mostram que a cada ano, em média, foram 162,3 mil mamografias feitas. Também registravam um movimento ascendente, que indica a ampliação da oferta desse serviço público.

Entre os pouco mais de 161 mil exames de mamografia realizados na rede pública na Bahia, em 2020, pouco mais de 98% tinham diagnóstico negativo para câncer de mama. Isso equivalia a 159 mil diagnósticos negativos na rede pública de saúde.

Por sua vez, os diagnósticos altamente suspeitos ou confirmados para o câncer de mama entre mulheres baianas eram mais 1,7 mil casos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Expresso Salvador registra 12,7 mil usuários no 1º dia de Carnaval

  Foliões que optaram pelo Expresso Salvador para chegar aos...

Lazzo Matumbi celebra retorno ao trio elétrico ao lado do BaianaSystem no Carnaval

  O cantor Lazzo Matumbi voltará a se apresentar em...

Nova Rodoviária de Salvador projeta fluxo de 170 mil passageiros no Carnaval

  A nova Estação Rodoviária de Salvador, localizada no bairro...

No segundo dia do Carnaval de Salvador, reconhecimento facial da SSP já localizou 18 foragidos

  No segundo dia oficial do Carnaval de Salvador, iniciado...