Para quem vai começar o ano de 2022 pensando nos feriados, vai ter que mudar de planos radicalmente. Para o ano que vai começar, o calendário só marca um feriado prolongado: Paixão de Cristo, que cai numa sexta-feira, que pode ser emendado com o final de semana até domingo (15, 16 e 17 de abril).
Um deles vai cair no sábado – 1º de janeiro considerado Confraternização Universal – e dois, em domingos – Dia Mundial do Trabalho (1º de Maio) e Natal (25 de dezembro).
Serão nove feriados nacionais, sem contar datas estaduais e municipais como o do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro) e aniversários das cidades.
Abril e Novembro serão os meses com o maior número de feriados nacionais. Três feriados vão ser festejados nas quartas-feiras, dificultando a emenda mais longa.
Vale ressaltar ainda que Carnaval e Corpus Christi não são considerados feriados nacionais. As duas datas são consideradas ponto facultativo no serviço público federal, e são feriados estaduais ou municipais em alguns locais.
O governo ainda não publicou o calendário oficial que define esses e outros pontos facultativos no serviço público federal. Quem for beneficiado vai ter dois feriados a mais: 28 de março e 1º de março (Carnaval, segunda e terça-feira) e 16 de junho (Corpus Christi, quinta-feira).
E quem puder emendar vai acabar com mais dois ‘feriadões’ prolongados: de 26 de fevereiro a 1º de março (Carnaval), e de 16 a 19 de junho (Corpus Christi).
Os feriados nacionais em 2022
1º de janeiro (sábado): Confraternização Universal
15, 16 e 17 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 15
21 de abril (quinta-feira): Tiradentes
1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (quarta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quarta-feira): Finados
15 de novembro (terça-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (domingo): Natal.