Lei que prevê pensão para filhos de vítimas de feminicídio é sancionada

Date:

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (31), projeto de lei que prevê pagamento de pensão especial a filhos de vítimas de feminicídio. Pela lei, os órfãos menores de 18 anos e de famílias de baixa renda terão direito de receber um salário mínimo.

No ano passado, 1.437 brasileiras foram mortas vítimas de feminicídio, alta de 6,1% em comparação ao ano anterior, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. O levantamento aponta crescimento de todas as formas de violência contra a mulher.

Na cerimônia, ao lado de ministras e da primeira-dama Janja da Silva, o presidente disse que, mais de 15 anos após entrada em vigor da Lei Maria da Penha – que definiu punições mais duras para crimes de violência doméstica contra a mulher – esperava redução das agressões às mulheres.

“Uma das coisas mais abomináveis que acontecem na relação humana, em pleno século 21, é a mulher se transformar em vítima prioritária dentro de sua própria casa por marido, por namorado, por ex-marido, por ex-namorado”, afirmou. “O que leva um ser humano masculino [a] ser tão baixo, ser tão rasteiro, ser tão canalha [a ponto] de agredir uma companheira? Não tem explicação”, acrescentou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Candeias: Cavalgada Lua Nova já tem data e atrações confirmadas.

  A espera enfim acabou! Após longos 10 anos, a...

Embasa suspende abastecimento de água em cinco cidades do Recôncavo Baiano para reparo emergencial; saiba mais

  A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou...

Bahia registra mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta pesquisa

  A Bahia é o sexto estado com maior número...

ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha terá novo reajuste em 2026

  A partir de janeiro de 2026, o Imposto sobre...