PF convoca general Heleno para depor sobre espionagem na Abin

Date:

 

O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Jair Bolsonaro (PL), foi convocado a depor pela Polícia Federal (PF). Ele prestará esclarecimentos sobre suposto esquema de espionagem ilegal no âmbito da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A oitiva foi marcada para a próxima terça-feira (6) na sede da PF, em Brasília.

Os agentes investigam o uso da estrutura da Abin para monitorar adversários políticos de Bolsonaro no período em que Alexandre Ramagem esteve à frente da agência. À época, o órgão era subordinado ao GSI, comandado pelo general Heleno.

Esquema de espionagem ilegal – A Polícia Federal deflagrou, nessa segunda-feira (29), a Operação Vigilância Aproximada, que teve como alvo o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.

Além do vereador, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão contra a assessora dele, Luciana Paula Garcia da Silva Almeida; a assessora do deputado federal Alexandre Ramagem, Priscila Pereira e Silva; e o militar do Exército cedido para a Abin na gestão de Ramagem, Giancarlo Gomes Rodrigues.

Os quatro são suspeitos de integrar o núcleo político do esquema de espionagem ilegal. Os alvos também foram convidados a prestar depoimento, mas, nesse primeiro momento, a participação é opcional. Carlos e os outros alvos podem responder ao chamado em até três dias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Conmebol define novo palco para a final da Copa Sul-Americana

  A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (11) uma alteração importante na reta...

CBF confirma datas dos jogos atrasados do Bahia no Brasileirão

  O Bahia já sabe quando vai colocar em dia os compromissos...

Pressionado, Vitória tenta encerrar jejum fora de casa contra o Fortaleza

  O Vitória entra em campo no sábado (13), às 16h, na...

Bolsonaro é condenado a 27 anos por tentativa de golpe de Estado

  O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado em pena fixada a 27...