Alexander Lukashenko, presidente de Belarus e principal aliado do presidente russo Vladimir Putin, disse que concorrerá a outro mandato nas eleições marcadas para 2025, informou a agência de notícias estatal bielorrussa BelTA no domingo (25).
Lukashenko fez o anúncio durante uma assembleia, após votar nas eleições parlamentares e autárquicas. Quando questionado se planejava concorrer à próxima disputa presidencial, o atual mandatário disse: “Eu irei”.
O presidente de Belarus está no poder desde 1994. E o regime do governo de Lukashenko tem sido repetidamente acusado de violações dos direitos humanos e de sufocar a oposição política.
Durante as últimas eleições em 2020, a oposição alegou que o regime de Lukashenko se envolveu em fraude eleitoral para mantê-lo no poder. Belarus tem sido um parceiro importante da Rússia desde que o Kremlin lançou a sua invasão em grande escala à Ucrânia há dois anos, quando Minsk permitiu que as tropas de Moscou entrassem no país através dos 1.000 km de fronteira entre a Ucrânia e Belarus.