O Qualifica Candeias, o maior programa de qualificação para jovens e adultos do município, será apresentado nesta quarta-feira (08.maio). Realizado pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, o programa vai disponibilizar inicialmente 200 vagas gratuitas para residentes do município com idade a partir de 18 anos. O evento de lançamento ocorrerá às 14h, no Paço Municipal.
Os cursos terão duração de 160h. Neste primeiro momento, serão oferecidos cursos na área de Almoxarife, Pedreiro Polivalente, Mestre de Obras, Instalador Fotovoltaico, Montador de Sistemas de Construção a Seco, Mantenedor de Tablets e Smartphones e, Desenvolvedor de Sistemas. As inscrições podem ser feitas online por meio do link: – CLIQUE AQUI – até o dia 12 de maio (domingo).
Os cursos serão ministrados através do Serviço Nacional de Sistema Industrial (SENAI). O Qualifica Candeias é mais um incentivo de inserção qualificada no mercado de trabalho, que desde 2018 vem democratizando o acesso a cursos técnicos de nível médio e de formação continuada.
Ao longo dos últimos 7 anos mais de 2.000 candeenses já receberam formação profissional e certificado de conclusão, por meio de programas como o “Jovem, Adulto e Qualificado”, destinado aos jovens, adultos e idosos do município que não conseguiram e/ou abandonaram os estudos e desejam retornar à sala de aula.
Vitor Gabriel, um dos jovens contemplados com os cursos, afirmou que a qualificação abriu novas perspectivas para ele. Segundo o jovem, a capacitação o incentivou a seguir um sonho antigo de se tornar engenheiro eletricista.
Além disso, as pessoas inscritas em programas sociais da Prefeitura também foram contempladas com formação profissional. Cursos como, Mecânica de Sistema de Refrigeração e Climatização Residencial, Auxiliar de Operações Logísticas, Panificação, Produção de salgados, entre outros, deram a oportunidade de uma nova perspectiva de vida as famílias em vulnerabilidade social.
A iniciativa pretender capacitar pessoas para ampliar suas possibilidades de emprego, reinserir no mercado de trabalho por meio de cursos de capacitação, diminuir o desemprego pela qualificação, estimular a autoestima, promover a inclusão social e gerar renda.