Segundo um levantamento da plataforma numbeo.com, três capitais brasileiras figuram entre as dez cidades mais perigosas do mundo em 2024. O Rio de Janeiro, ocupa a 7ª posição, seguido por Fortaleza em 9ª lugar e Salvador na 10ª posição. Esse estudo traz à tona dados preocupantes sobre a segurança mundial. O Brasil é um destaque negativo desse estudo, com maior número de cidades em uma lista de 50 mais perigosas, totalizando oito.
Além das capitais já mencionadas, Recife também aparece em 13º lugar, Porto Alegre fica em 23º, São Paulo em 25º, Belo Horizonte em 47º e a cidade de Campinas (SP) em 38º.
Como é feito o estudo?
Os dados da Numbeo são baseados em informações fornecidas pelos próprios usuários, conferindo ao estudo uma relevância e confiabilidade. Os resultados refletem uma realidade alarmante e que coloca em evidência a necessidade de medidas de segurança por parte das autoridades brasileiras e dos cidadãos.
Vale destacar que o ranking das cidades mais perigosas do mundo em 2024 é liderado por Caracas, na Venezuela, e inclui diversas outras localidades, como Pretoria, Durban e Johannesburg na África do Sul, e Port Moresby, em Papua Nova Guiné. Além disso, cidades norte americanas não ficam atrás, estão no ranking Memphis e Baltimore.
Por fim, a presença significativa de cidades brasileiras no ranking acende um alerta sobre a situação da criminalidade no país. Este cenário desafia governantes e cidadãos a refletirem e agirem para reverter essa tendência, buscando soluções que promovam segurança e bem-estar para todos.