Um homem procurado pela Justiça por homicídio e roubo foi preso em Salvador na noite de sábado (14), graças ao Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O indivíduo foi localizado após uma identificação realizada pelas câmeras inteligentes instaladas em pontos estratégicos da cidade.
O Centro Integrado de Comunicações acionou imediatamente policiais da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que realizaram a condução do criminoso para a Polinter, onde ele será processado de acordo com as acusações.
Desde o início de 2024, o sistema de reconhecimento facial tem sido responsável pela captura de 629 pessoas procuradas pela Justiça em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado. Desde a sua implementação, a tecnologia ajudou na prisão de 1.882 foragidos, sendo que mais de 20% desses casos envolvem acusações de homicídio.
Além de monitorar pontos fixos em locais estratégicos, a SSP utiliza o sistema em Plataformas Elevadas de Observação durante grandes eventos, como o Carnaval, São João e festivais.