Salvador e a Região Metropolitana (RMS) tiveram 144 tiroteios em setembro, resultando em 149 pessoas baleadas, das quais 118 morreram e 31 ficaram feridas, segundo o Instituto Fogo Cruzado. O relatório aponta que quatro chacinas foram registradas no período, com 15 mortos, sendo o maior número de ocorrências.
Das quatro chacinas, duas envolveram ação policial e ocorreram em Camaçari (2), Salvador (1) e Itaparica (1). O Instituto destacou a presença de mulheres entre as vítimas e a gravidade da situação. Segundo Tailane Muniz, coordenadora do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, os dados são essenciais para formular políticas públicas que preservem vidas.
“Investir em inteligência é um bom caminho possível. Soteropolitanos e moradores da região metropolitana estão condicionados à violência armada e isso não é razoável. Uma política eficiente preserva vidas e isso só se faz a partir de evidências. Esses indicadores são fundamentais porque servem de insumo para o poder público compreender o cenário e buscar formas de conter o avanço da violência.”, avalia.
Em Salvador, ocorreram 106 tiroteios, com 76 mortos e 26 feridos. Camaçari registrou 18 tiroteios, 19 mortos e 1 ferido. As chacinas reforçam a necessidade de maior investimento em inteligência para combater a violência armada na região