O Santos confirmou, neste sábado, o título da Série B do Campeonato Brasileiro, mesmo sem entrar em campo. A conquista foi confirmada graças ao empate por 1 a 1 entre Novorizontino e Paysandu, em jogo da penúltima rodada. Com o acesso garantido desde segunda-feira, o time da Vila Belmiro não pode ser mais alcançado por nenhum adversário, já que tem 68 pontos na liderança contra 64 de Mirassol e o time de Novo Horizonte, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
A equipe comandada por Fábio Carille, portanto, vai a campo para seu compromisso da rodada em clima de celebração, embora a torcida preferisse não ter esse troféu na prateleira. Às 16 horas deste domingo, recebe o CRB na Vila Belmiro para comemorar o momento de alívio e o título com a torcida. Depois, resta apenas um compromisso com o Sport, em Recife, para encerrar de vez o calvário fora da elite do futebol nacional.
Logo depois do fim da partida do Novorizontino, o Santos publicou em suas redes sociais um vídeo em que o tom não foi de celebração. Narrado por Edi Rock, rapper do grupo Racionais MC’s e torcedor icônico do clube, o manifesto relembra o rebaixamento no ano passado, fala sobre as dificuldades enfrentadas pelo time e trata o momento do acesso e do título como ‘renascimento’.
“O título de hoje ainda não cicatriza as marcas que aquele 6 de dezembro deixou. A nossa missão é muito maior, ela está apenas no começo, a gente sabe disso. Mas o título de hoje é um respiro de felicidade para quem injustamente sofreu tanto nos últimos anos. A emoção necessária para dar prosseguimento ao nosso mais importante renascimento, renascimento da história mais sagrada do futebol. Nada irá mudar. O Santos não é uma fênix, a fênix que é o Santos”, diz o texto.