STF marca julgamento de recurso que pede afastamento de Moraes no caso sobre trama golpista

Date:

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para julgar na próxima sexta-feira (6) o recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo a retirada do ministro Alexandre de Moraes da relatoria do caso envolvendo a suposta trama golpista.

A defesa de Bolsonaro alega que Moraes é parte interessada no processo, por isso deveria estar impedido de atuar, relatar ou julgar o caso. Os advogados do ex-presidente defendem que transferir a relatoria para outro ministro seria a solução.

Os ministros vão avaliar o recurso e votar no plenário virtual, sem reuniões presenciais. Há, no entanto, a possibilidade de um pedido de vista (mais tempo de avaliação) ou de destaque, o que poderia postergar o julgamento e levá-lo ao plenário físico.

O pedido foi protocolado em fevereiro, antes da Polícia Federal revelar um suposto plano de assassinato contra Moraes, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckimin, mas durante as primeiras operações sobre a tentativa de golpe. Na época, a defesa de Bolsonaro argumentou que o ministro já teria admitido ser vítima dos eventos investigados, o que, segundo eles, comprometeria a imparcialidade do julgamento. O tema foi discutido no programa Três Pontos da última quinta-feira (28), quando o advogado criminalista disse não considerar Moraes “vítima nem julgador” (confira).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Candeias: Prefeito Eriton Ramos recebe equipamentos de saúde e mira novos investimentos para área em 2026

  O prefeito de Candeias Eriton Ramos, acompanhado da a...

Críticas a Trump ganham espaço entre atletas dos EUA nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina

  Atletas norte-americanos que participam dos Jogos Olímpicos de Inverno...

Brasil bate recorde e registra mais de 10 milhões de multas em rodovias federais em 2025

  O Brasil registrou, em 2025, o maior número de...

Governo reajusta repasse da merenda escolar e amplia compras da agricultura familiar em 2026

O Governo Federal autorizou o reajuste de 14,35% no...