Depois de 35 anos, o Bahia vai voltar a disputar a Copa Libertadores da América. Foi sofrida, ficou para a última rodada, mas o Esquadrão de Aço conseguiu a classificação com o triunfo sobre o Atlético-GO por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, neste domingo (8), pela 38ª jornada do Campeonato Brasileiro. Os gols que fizeram a festa do torcedor tricolor foram marcados por Thaciano e Lucho Rodríguez.
Com o resultado, o time baiano termina a competição nacional ocupando o oitavo lugar com 53 pontos, um a mais do que o Cruzeiro, que ficou em nono. Primeiro rebaixado na edição de 2024, o Dragão se despede da elite na 19ª colocação com 30 pontos.
Primeiro tempo
Quem precisava vencer era o Bahia, mas a primeira ação perigosa foi do Atlético-GO aos seis minutos. Cochilada da defesa baiana, Derek cortou a marcação saiu de cara com Danilo Fernandes, mas finalizou para fora. Logo na sequência, câmera flagrou uma discussão acalorada entre Caio Alexandre e Ademir, mas os ânimos foram controlados. A resposta do Tricolor veio dois minutos depois com Gabriel Xavier cabeceando para fora ao aproveitar o cruzamento vindo após cobrança curta de escanteio. Pressão do time baiano e aos nove, Ademir saiu de cara pro gol, mas tocou para fora. Mas foi aos 20 minutos, que Lucho Rodríguez desperdiçou a melhor oportunidade até o momento ao sair de cara com Ronaldo e chutar para fora. Três minutos depois foi a vez de Ademir perder boa chance ao tocar para fora o cruzamento de Juba. Aos 26, o goleiro Ronaldo fez um milagre ao se jogar na frente do toque de Lucho Rodríguez. Cinco minutos depois, Ademir desperdiçou grande chance ao ser lançado por Lucho e sair de cara pra Ronaldo, mas finalizou para fora Aos 35, Gabriel Xavier cabeceou na trave esquerda de Ronaldo após cobrança de escanteio de Everton Ribeiro.
Thaciano abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu oi placar com Thaciano aos 40 minutos. Ademir recebeu na direita puxou para dentro, olhou para área e cruzou na cabeça do camisa 16 cabecear para estufar as redes. Bahia 1×0 Atlético-GO
Segundo tempo
O goleiro Danilo Fernandes operou um verdadeiro milagre aos seis minutos. Roni chutou de fora da área, mas Alix interceptou a bola no meio do caminho e finalizou de cara pro gol, mas o arqueiro tricolor fez uma linda defesa. A resposta do Esquadrão de Aço veio dois minutos depois. Lucho dominou, girou, foi derrubado dentro da área e o árbitro Gustavo Bauermann marcou o pênalti, que foi confirmado pelo VAR.
Lucho Rodríguez amplia para o Tricolor
O Bahia chegou ao segundo gol com Lucho Rodríguez aos 12 minutos. O uruguaio pegou a bola, colocou na marca da cal, esperou a autorização do árbitro e bateu no cantinho esquerdo de Ronaldo, que caiu para o outro lado. Bahia 2×0 Atlético-GO
FICHA TÉCNICA
Bahia 2×0 Atlético-GO
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 08/12/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (ambos de SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartão amarelo: Acevedo, Yago Felipe (Bahia) / Gonzalo Freitas (Atlético-GO)
Gols: Thaciano, Lucho Rodríguez (Bahia)
Bahia: Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Biel) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo), Roni, Rhaldney (Lacava), Shaylon (Janderson) e Alejo Cruz; Derek (Hurtado). Técnico: Anderson Gomes.