Ao falar sobre o Canadá, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (2), que os norte-americanos “não precisam de nada” do país, que “deveria se tornar o querido 51º Estado”. “Pagamos centenas de bilhões de dólares para SUBSIDIAR o Canadá. Por quê? Não há motivo algum. Não precisamos de nada do que eles têm”, escreveu Trump na Truth Social.
Segundo ele, os Estados Unidos possuem “energia ilimitada”, podem “fabricar seus próprios carros” e têm “mais madeira do que jamais poderão usar”. “Sem esse enorme subsídio, o Canadá deixaria de existir como um país viável. É duro, mas é verdade! Portanto, o Canadá deveria se tornar nosso querido 51º Estado. Impostos muito mais baixos e uma proteção militar muito melhor para o povo canadense – E SEM TARIFAS!”, declarou Trump.
Trump cumpriu a ameaça de impor tarifas – variando entre 10% e 25% – sobre produtos importados do Canadá, México e China. Pelo lado canadense, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, já anunciou que o país retaliará e aplicará tarifas equivalentes sobre produtos norte-americanos. Esta não é a primeira vez que Trump menciona a ideia de anexar o Canadá.
O republicano também atacou Trudeau repetidamente nas redes sociais, chamando-o de “governador” do suposto 51º Estado dos Estados Unidos. O primeiro-ministro canadense, que está de saída do cargo, já garantiu que “nunca, jamais” o Canadá fará parte dos Estados Unidos.