O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (12) que a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode tornar ainda mais difícil o comprometimento dos países ricos com a luta contra a crise climática.
“Pelo comportamento do presidente americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer a ajudar a salvação do planeta”, declarou Lula em entrevista a uma rádio de Macapá (AP). Trump assumiu a presidência dos EUA há menos de um mês e, nesse curto período, já tomou decisões contrárias à preservação ambiental, como o início do processo para retirar o país do Acordo de Paris e o incentivo ao uso de canudos de plástico.
Lula fez a declaração ao comentar os desafios de garantir que os países mais ricos cumpram suas promessas de financiar a preservação ambiental em nações pobres — um debate recorrente nas Conferências do Clima (COPs) da ONU e que deve voltar à pauta na COP 30, marcada para novembro, em Belém (PA).
“Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu fui e lá os países prometeram dar US$ 100 bilhões para que os países que tivessem floresta em pé mantivessem as florestas em pé. Não deram. Depois, prometeram 300 bilhões. Não deram”, criticou. Atualmente, segundo Lula, estimativas indicam que seriam necessári