O presidente da Argentina, Javier Milei, presenteou nesta quinta-feira (20) o bilionário Elon Musk com uma motosserra, ferramenta que virou símbolo dos cortes radicais de gastos na máquina pública empreendidas pelo político e, agora, pelo dono do X a mando do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Milei está nos EUA para a Cpac (Conferência de Ação Política Conservadora), principal evento que reúne a direita e a ultradireita mundial e no qual discursará no sábado (22). Entre os nomes que participam da conferência estão o próprio Trump, seu vice-presidente, J. D. Vance, Musk, Eduardo Bolsonaro e Steve Bannon, entre outros.
O argentino publicou em suas redes sociais um vídeo de seu encontro com Musk, à frente do Doge (Departamento de Eficiência Governamental), iniciativa do governo Trump para eliminar gastos do governo federal e que, até aqui, tem mirado programas e órgãos considerados “de esquerda” e desperdício de dinheiro público por Musk.
No vídeo, Milei abraça Musk efusivamente e lhe apresenta a motosserra, que Musk ergue repetidas vezes enquanto os dois posam para fotos.
Mais tarde, enquanto Musk discursava na Cpac, Milei foi convidado para entregar a motosserra em público, para fortes aplausos da plateia. “O presidente Milei tem um presente para mim”, diz Musk logo antes do argentino entrar no palco com a ferramenta em riste. Em seguida, ele aperta a mão do bilionário e deixa a cena, sem dizer nada.
Folhapress