Exportações de aço e alumínio para os EUA devem cair 11,27%, aponta Ipea

Date:

 

A nova taxação de 25% imposta pelos Estados Unidos sobre a importação de aço e alumínio poderá causar uma queda de 11,27% nas exportações brasileiras desses produtos, segundo nota técnica divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo prevê ainda uma contração de 2,19% na produção nacional e uma redução de 1,09% nas importações.

O impacto financeiro da tarifa poderá representar uma perda de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 8,7 bilhões, no câmbio atual) para o setor brasileiro, com a comercialização reduzida em 1,6 milhão de toneladas de aço e alumínio.

O mercado norte-americano é fundamental para a indústria brasileira de metais, representando mais de 10% do faturamento do setor. O impacto será ainda maior para os produtos semiacabados, como placas e lingotes, que correspondem a 90% das exportações brasileiras para os EUA.

Impacto pequeno no PIB brasileiro

Apesar do efeito significativo no setor metalúrgico, o Ipea avalia que a nova tarifa terá impacto irrelevante no PIB nacional. A projeção do instituto estima uma queda de apenas 0,01% no PIB e de 0,03% nas exportações totais.

O estudo também alerta para os riscos de possíveis retaliações do Brasil contra os EUA, sugerindo que qualquer restrição às importações americanas deve ser avaliada com cautela para evitar impactos negativos na economia brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Hemoba realiza censo para mapear perfil dos pacientes com doença falciforme na Bahia

  A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)...

Barradão será centro de treinamento para a Copa do Mundo Feminina de 2027 em Salvador

  O Esporte Clube Vitória anunciou, nesta quinta-feira (8), que...

Aline Patriarca será correspondente da Globo em prêmio de igualdade racial

A ex-BBB Aline Patriarca anunciou nas redes sociais que...